domingo, 24 de janeiro de 2021

Hermann Weege, todo Pomerodense deveria conhecer a sua biografia


 "Nasceu HERMANN WEEGE em Rio do Têsto, em 28 de maio de 1877, filho de CARL WEEGE e AUGUSTA GRUETZMACHER, velhos pioneiros oriundos da Pomerânia (Alemanha), que vieram para o Brasil, ainda em criança, pelo ano de 1856.

Frequentou, quando menino, a escola de São Paulo, futuro Colégio de Santo Antonio, em Blumenau, dirigida, então, pelo saudoso Padre Jacobs.

Com a idade de 14 anos, entrou como aprendiz na casa comercial, da firma "Cia. Com. e Ind. Malburg" de Itajai, ingressando, após 4 anos, na firma comercial "Francisco Hauer", de Curitiba.

Aos 23 anos, voltou a seu Estado natal e em 1901 contraiu núpcias com PAULINA KARSTEN, filha de JOHANN E MARGARIDA KARSTEN, naturais da província de SCHLESWIG-HOLSTEIN (Alemanha), que emigraram para o Brasil em 1866, quando ainda jovens, fundando mais tarde, a firma "JOHANN KARSTEN", atual Companhia Têxtil Karsten, grande expoente da indústria catarinense.

No mesmo ano, com modesta economia feita de seus salários quando empregado, fundou em pequena escala a firma "HERMANN WEEGE", transformada em 1939, na "INDÚSTRIA E COMÉRCIO HERMANN WEEGE  S.A." elevando-a ao nível atual, com duas filiais, uma em Têsto-Salto e outra em Rio do Têsto-Rega.

Em 1918, construiu a usina elétrica que abastece ainda hoje a povoação de Rio do Têsto com força e luz.

Em 1925, fundou a fábrica de chapéus CLASEN & WEEGE, transformada em 1949, na FÁBRICA DE CHAPEUS NELSA S.A. única no gênero, em Santa Catarina.

Em 1930, iniciou a instalação do Jardim Zoológico, também único no Estado, com o fim exclusivo de servir, como obra cultural, para o bem do povo e dos amantes da fauna nacional.

De 1926 a 1930, foi deputado estadual, época em que reconstruiu a estrada da ponte do Salto, ao morro do Sêrro.

Foi conselheiro municipal de Blumenau durante a gestão do superintendente Paulo Zimmermann.

Faleceu em consequencia de grave enfermidade, em 23 de janeiro de 1947, com 69 anos de idade."


Transcrito do livro "CENTENARIO DE BLUMENAU", edição impressa dos festejos, pg. 429, composto e impresso na Tipografia e Livraria Blumenauense S.A. - Blumenau (SC), prefaciado por Frei Ernesto Emmendoerfer, O.F.M., Presidente da Subcomissão do Livro do Centenário de Blumenau. 

Nenhum comentário: